Matrícula

A matrícula é o ato formal que vincula o acadêmico à Instituição. A matrícula somente será efetivada com o preenchimento de requerimento próprio, a ser retirado na Gerência Acadêmica, dentro dos prazos estipulados no Calendário Acadêmico, pelo próprio acadêmico ou seu representante, com a apresentação da quitação fornecida pela Tesouraria e com a entrega do referido requerimento.

A matrícula será feita por disciplinas, em formulário próprio, mediante requerimento feito pelo acadêmico ou seu representante, em cada período letivo, dentro do prazo estipulado no Calendário Acadêmico, na Gerência Acadêmica da METROPOLITANA.

Na matrícula, o acadêmico deverá observar:

    * Compatibilidade de horários;
    * Quitação de encargos pendentes junto à Tesouraria, à Gerência Acadêmica e junto à Biblioteca.


Matrícula de Calouros

O acadêmico classificado no Exame de Seleção da METROPOLITANA deverá apresentar os seguintes documentos para efetivar a sua matrícula:

    * Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF;
    * Histórico Escolar e Diploma de Conclusão do Ensino Médio (original e fotocópia);
    * Assinatura de Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Importante: a não apresentação da documentação exigida nos prazos estabelecidos suspenderá os efeitos da matrícula.

Matrícula de Veteranos

O acadêmico veterano da METROPOLITANA, para realizar a sua matrícula, deverá apresentar somente os comprovantes de quitação com a Tesouraria, com a Biblioteca e as assinaturas de contrato de Prestação de Serviços Educacionais e requerimento próprio. Os documentos mencioados ficam à disposição de todos os acadêmicos no sistema de rematrícula on-line, realizada através do Sistema Unimestre.

Trancamento de Matrícula

O Trancamento de Matrícula é um recurso à disposição do acadêmico, que suspende, temporariamente, seu vínculo com a instituição. Essa decisão poderá ser solicitada a qualquer tempo pelo acadêmico, que deverá estar quite com as obrigações financeiras. É facultado ao acadêmico retirar sua documentação pessoal e, se desejar, a certidão de seu Histórico Escolar, sendo vedada a expedição de guia de transferência, enquanto perdurar o trancamento.

Observação: lembramos que o acadêmico não deve, simplesmente, abandonar os seus estudos. Deve procurar a Tesouraria para solicitar o trancamento da matrícula.

Cancelamento da Matrícula

O Cancelamento da Matrícula é um recurso à disposição do acadêmico que suspende, definitivamente, sua vinculação com a instituição. Essa decisão poderá ser solicitada a qualquer tempo pelo acadêmico, que deverá estar quite com as obrigações financeiras. O acadêmico deverá retirar sua documentação pessoal e, se desejar, a certidão de seu Histórico Escolar, sendo vedada a expedição de guia de transferência ou de qualquer outro documento, após essa data.

Reabertura de Matrícula

Para retornar à instituição, o acadêmico deve requerer, por escrito junto à Tesouraria, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico, a Reabertura de Matrícula. O acadêmico que tiver interrompido seu curso por trancamento, cancelamento ou desistência, pode, havendo disponibilidade de vagas, retornar à METROPOLITANA.

Ajuste de Matrícula

A dispensa de disciplina(s), permuta ou cancelamento de inscrição em disciplina(s) deverá ser requerida, pelo acadêmico, junto à Gerência Acadêmica, dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

Dispensa de Disciplina

O acadêmico que cursou disciplinas em cursos congêneres, ou já tenha concluído outro curso superior, poderá, na matrícula, requerer a dispensa das mesmas constantes da grade curricular do curso pretendido. Aprovado o requerimento, o acadêmico iniciará o semestre dispensado das disciplinas para as quais foi considerado habilitado. (A matrícula terá como base o valor de cinco disciplinas).

Inscrições em Disciplinas

Existindo vagas, a inscrição em disciplina(s) extra-curricular(es) (disciplinas de outros cursos) poderá(ão) ser feita(s) através de solicitação em requerimento próprio, junto à Gerência Acadêmica.