Perfil do Curso e Outras Informações

Perfil

O Curso de Ciências Contábeis tem como objetivo geral promover educação inovadora com vistas a formar cidadãos empreendedores, críticos e éticos capazes de contribuir através de parcerias sólidas no processo evolutivo da sociedade em seus diversos aspectos. Ajustando o desenvolvimento pessoal e profissional aos seus acadêmicos por meio das mais diversificadas atividades de caráter prático e cultural, o curso proporciona formação completa e diferenciada no mercado de trabalho e no conjunto social.

Para atingir esse objetivo o futuro profissional deverá absorver conhecimentos técnicos específicos de Ciências Contábeis, bem como outros conhecimentos científicos e práticos, econômicos e comportamentais, tecnológicos e evolutivos, socioambientais e culturais, disciplinares e interdisciplinares, e dos vetores contábeis, administrativos e financeiros em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização. O curso realça a importância da atualização do profissional visando mantê-lo informado acerca das constantes alterações que ocorrem na área contábil.

O perfil do egresso ou contador da Faculdade Metropolitana deve estar em sintonia com as necessidades do mundo moderno, sabendo não apenas reagir em conformidade, mas também transformá-lo. Diante deste contexto, o perfil desejável para o curso de ciências contábeis é o do profissional com visão generalista, com amplos conhecimentos em diferentes áreas da contabilidade e de conhecimentos afins e correlatos, permitindo, assim, ao contador, adaptar-se com maior facilidade àquela especialidade a que pretende dedicar-se.

Duração

O curso tem duração de 3.060 horas, divididas em 8 semestres letivos ou 4 anos.

Recursos disponíveis

O curso conta com quatro (4) Laboratórios de Informática, Biblioteca, Teatro, Sistema de gestão acadêmica (UNIMESTRE), softwares específicos da área contábil (Questor e Account Contabilidade Didática), Jogos Empresariais (SDE – Sistema de Informação de Estratégias) e Equipamentos Pedagógicos, tais como projetores de multimídia e caixas de som.

Critérios de Avaliação

A verificação do rendimento escolar compreende a avaliação do desempenho acadêmico (apurado mediante a aplicação de diferentes instrumentos de avaliação e expresso em notas de zero a dez) e a apuração da assiduidade que deve ser igual ou superior a setenta e cinco por cento (75%), condições que o acadêmico precisa cumprir ao mesmo tempo para obter aprovação em qualquer componente curricular.