Perfil do Curso e Outras Informações

Perfil

O Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana tem o objetivo de formar licenciados em Educação Física qualificados e orientados por valores éticos, capazes de analisar a realidade social e nela intervir, acadêmica e profissionalmente, como agentes de transformação no âmbito dos estados atuais e emergentes das manifestações sócio culturais do movimento humano, visando, com isso, a formação humana em suas diversas dimensões.

O Profissional Licenciado, Egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física da METROPOLITANA deverá ser capaz de:

  • Dominar os conhecimentos científicos, filosóficos e culturais da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes manifestações e práticas corporais, da ginástica, do jogo, do esporte, da dança e das lutas.
  • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção de problemas de agravo da saúde; promoção, proteção da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de necessidades educativas especiais, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, da promoção, da proteção da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas e de lazer.
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas e de lazer.
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
  • Realizar análise crítica e contextualizada da realidade social e os imperativos constitutivos do mundo do trabalho sobre os avanços técnico-científicos no campo da Educação Física, visando identificar problemas e intervir de forma a compreendê-los e transformá-los.
  • Comprometer-se com os valores éticos e políticos da profissão, tanto na produção do conhecimento em Educação Física quanto no seu exercício, promovendo a justiça e a igualdade social.
  • Contribuir para a construção da identidade da profissão e inserir-se na produção e socialização do conhecimento técnico-científico-filosófico-cultural voltado ao desenvolvimento da Educação Física.
  • Delimitar seu campo de atuação em conjunto com outros profissionais e empenhar-se na produção de conhecimentos interdisciplinares.
  • Ter domínio dos princípios científicos para elaboração e desenvolvimento de procedimentos de investigação, com vistas ao constante aperfeiçoamento profissional e à resolução de problemas encontrados na sua prática.
  • Ter uma formação pluralista, sólida e transdisciplinar que lhe assegure base para continuar permanentemente seu aperfeiçoamento, com autonomia, mesmo depois de concluída a licenciatura.

Duração

O curso tem duração de 3.020 horas, divididas em 7 semestres letivos ou 3,5 anos.

Recursos disponíveis

O curso conta com quatro (4) Laboratórios de Informática, Laboratório de Cinesiologia, Cinesiorerapia e Eletrotermofototerapia, Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, Biblioteca, Teatro, Sistema de gestão acadêmica (UNIMESTRE) e Equipamentos Pedagógicos, tais como projetores de multimídia e caixas de som.

Critérios de Avaliação

A verificação do rendimento escolar compreende a avaliação do desempenho acadêmico (apurado mediante a aplicação de diferentes instrumentos de avaliação e expresso em notas de zero a dez) e a apuração da assiduidade que deve ser igual ou superior a setenta e cinco por cento (75%), condições que o acadêmico precisa cumprir ao mesmo tempo para obter aprovação em qualquer componente curricular.