Perfil do Curso e Outras Informações

Perfil

Formar profissionais na área da engenharia aptos a interpretar e modificar aspectos relacionados as decisões técnicas e ao desenvolvimento de soluções, adaptando os aspectos técnicos e humano, com embasamento técnico, criativo, científico e humanístico.

O perfil desejado do egresso do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica compreende uma sólida formação técnico científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade, conforme preconiza a Resolução do CNE/CES Nº. 11 de 11 de março de 2002:

  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia elétrica.
  •  Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos mecânicos.
  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia elétrica.
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia elétrica.
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas.
  • Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas.
  • Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas.
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
  • Atuar em equipes multidisciplinares.
  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais.
  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental.
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia elétrica.
  •  Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Duração

O curso tem duração de 3.906 horas, divididas em 10 semestres letivos ou 5 anos.

Recursos disponíveis

O curso conta com quatro (4) Laboratórios de Informática, Laboratório de Desenho Técnico, Laboratório de Eletricidade, Laboratório de Física e Resistencia de Materiais, Biblioteca, Teatro, Sistema de gestão acadêmica (UNIMESTRE) e Equipamentos Pedagógicos, tais como projetores de multimídia e caixas de som.

Critérios de Avaliação

A verificação do rendimento escolar compreende a avaliação do desempenho acadêmico (apurado mediante a aplicação de diferentes instrumentos de avaliação e expresso em notas de zero a dez) e a apuração da assiduidade que deve ser igual ou superior a setenta e cinco por cento (75%), condições que o acadêmico precisa cumprir ao mesmo tempo para obter aprovação em qualquer componente curricular.