Apresentação

A Faculdade Metropolitana de Marabá – é uma Instituição de ensino superior mantida pelo Centro de Ensino Superior de Marabá. Em março de 2007 iniciou suas atividades acadêmicas e desde então mantém um instrumento de auto avaliação semestral em conformidade ao previsto em seu PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).
 Em 2004, o MEC instituiu o programa de avaliação da Educação Superior, denominado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), conforme Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, tendo como objetivo retomar a concepção de avaliação institucional numa dimensão formativa e processual.  Desde então, a METROPOLITANA fez suas adequações instituindo uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) que, por sua vez, passou a informar os relatórios de auto avaliação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Em junho de 2016 foi instituída uma nova Comissão Própria de Avaliação que, imbuída dos propósitos institucionais e das orientações do SINAES, passou a dar continuidade ao processo de auto avaliação, sugerindo novas estratégias e algumas adequações. Dentre os avanços registrados pode-se ressaltar o processo de sensibilização, a elaboração de novos instrumentos avaliativos (questionários) e a aplicação de ferramenta virtual para avaliação.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tal, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está resumidamente centrada na aplicação de questionários direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica e da análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios. Por fim, é importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.
Para este novo período avaliativo, projetam-se novas possibilidades de avanço e contribuição para o contínuo crescimento e desenvolvimento da METROPOLITANA.  Neste sentido, o Projeto de Auto Avaliação Institucional está organizado a partir das experiências acumuladas nos processos avaliativos anteriores e se beneficia da maturidade atingida pela comunidade acadêmica.
Ficaram instituídas, para o Calendário da Avaliação, quatro avaliações anuais, sendo duas intermediárias (meio do semestre), durante primeira semana de provas, e duas finais, no dia da PI. Assim, é possível – a partir das avaliações intermediárias, em discussão nas reuniões de congregação, corrigir desvios ainda dentro do semestre. Quanto às avaliações finais, somadas as intermediárias, servem de subsídios para relatórios parciais – a serem postados no e-MEC, e o relatório final do triênio – fechando o ciclo avaliativo do SINAES.
 
OBJETIVOS DA CPA
 
 
 A avaliação das Instituições de Educação Superior faz parte do processo de avaliação instituído pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da educação Superior).
A CPA (Comissão Permanente de Auto avaliação) é o órgão responsável pelas diretrizes e pela execução do processo avaliativo das Instituições de Ensino Superior.
É uma comissão composta por representantes de professores, acadêmicos, funcionários e sociedade civil organizada.
Na METROPOLITANA, o principal objetivo da CPA é aprimorar, cada vez mais, a qualidade do ensino oferecido e os serviços da Faculdade. Para tanto, elabora um Relatório Anual, que deve ser apresentado à Comunidade Acadêmica e postado no portal do MEC, como requisito obrigatório para recredenciamento de cursos e reconhecimento de novos cursos.
 
Integrantes
 
 
Andréa Bassalo Vilhena – Presidente
Nevton Ferreira Leite - Corpo Docente
Simone Aparecida Almeida Otoni - Corpo Docente
Gleika de Sena Feitosa - Corpo Técnico Administrativo
Eloide Melo da Silva Gadelha - Corpo Técnico Administrativo
Quivio Gustavo dos Santos Cerqueira - Sociedade Civil
Aldair Dalferth – Sociedade Civil
Ygor Hitalo de Moraes - Corpo Discente
Iamara da Silva Barbosa - Corpo Discente
 

 

Falar com a CPA cpa@faculdademetropolitana.com.br